SOBRE

ROBERTO SGANZERLA

Mestrado em Liderança / ANDREWS UNIVERSITY – USA

MBA em Liderança / UNASP & ANDREWS UNIVERSITY – USA

MBA em Gestão de Negócios e Liderança / UNISA

Pós-Graduação em Marketing / ESPM

sganzerla@robertosganzerla.com.br / @robertsganzerla / www.robertosganzerla.com.br

Especialista em Marketing em Transportes com 15 anos de atuação no setor de Transporte de Passageiros por Ônibus, atuando como Assessor e Consultor das principais Entidades e Empresas de Transportes no Brasil e Latino América.

 

MEMBRO

Membro do Grupo de Marketing UITP (International Association of Public Transport) para América Latina.

Membro da Comissão de Marketing da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos.

Membro do Grupo de Trabalho da Pesquisa de Imagem da ANTP – Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo.

Membro do Grupo Estratégico de Comunicação Social da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.

 

AUTOR

Durante o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e VIII INTRANS – Exposição Internacional de Transporte e Trânsito, que ocorreu nos dias 08 a 10 de outubro de 2013, em Brasília, foi lançado o Caderno Técnico de Marketing e Comunicação, com foco específico para o setor de Transportes, onde tive a honra de ser um dos autores.

Tivemos o privilégio de participar de uma noite de autógrafos, na última quarta-feira, juntamente com outros ilustres autores, onde o referido livro teve grande procura.

Tive a honra de contribuir, junto com o Professor e Publicitário Rodrigo Magalhães, na confecção do Capítulo 2 – Conceitos e Análise dos Cenários de aplicação do Marketing. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

 

PALESTRANTE

Palestrante nos principais eventos de transporte no Brasil, América Latina e Europa

- Palestrantes nos eventos mundiais de transporte promovidos pela UITP – União Internacional de Transportes Públicos em cidades Genebra – Suíça, Milão – Itália, Atenas – Grécia, etc.

- Palestrantes nos eventos internacionais de transporte promovidos pela UITP – Latin America em cidades como Lima – Peru, Ciudad de México – México, Santiago – Chile, Puntacana – República Dominicana, Córdoba, San Juan e Rosário -  Argentina, etc.

- Palestrante da Busworld América Latina, Medellín – Colombia.

- Palestrante nos eventos promovidos pela NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.

- Palestrante nos eventos promovidos pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos.

- Palestrante e Management dos Encontros Nacionais dos Transportadores de Fretamento e Turismo – ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento.

 

JURADO

Jurado do Prêmio ANTP – ABRATI “Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros” – Edições 2014, 2015, 2016 e 2017

O Prêmio ANTP – ABRATI “Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros” é um evento promovido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos com o apoio da ABRATI – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros, para dar visibilidade e reconhecimento aos esforços destinados à promoção do transporte de passageiros rodoviário de média e longa distância. Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

 

ARTICULISTA

Articulista frequente da UITP Latim América e das Revistas  TECHINIBUS, Anuário do Ônibus, Revistas dos Transportes Públicos da ANTP, SETNEWS, FETNEWS, Blog Inovadores ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, com mais de 30 artigos publicados.

 

ARTIGOS PUBLICADOS

Transformación Digital – Los impactos en el cliente de la movilidad urbana – informe oficial de la UITP – Unión Internacional de Transporte Público, Septiembre 2017. Clique para ver o Artigo

A Transformação Digital e os Impactos no Transporte Coletivo

  • Publicado na Revista SOU+ÔNIBUS da Federação da Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo. Edição e Maio/Junho de 2017. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo
  • Publicado no Site e Redes Sociais da UITP – União Internacional de Transportes Públicos – Latin América: Site Facebook Twitter

A Era da “Colaboração”, da “Inteligência Coletiva” e do “Propósito”. Por que o Waze, Uber, Wikipédia e Airbnb se tornaram tão populares!

  • Publicado na Revista SOU+ÔNIBUS da Federação da Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo. Julho/Agosto – 2016 – Edição 02 – ano 01. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Nunca houve um tempo tão favorável para a promoção do transporte coletivo como agora. Revista SOU+ÔNIBUS da Federação da Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo. Março/Abril – 2016 – Edição 01 – ano 01. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Publicado no Site da UITP – União Internacional de Transportes Públicos – Latin América: http://www.latinamerica.uitp.org/node/3123

Como aproveitar os “tempos crise” para a promoção e crescimento do Transporte Coletivo. Revista TECHNIBUS n. 122 de janeiro de 2016. Clique para ver o Artigo

  • Publicado no Site da UITP – União Internacional de Transportes Públicos – Latin América: http://bit.ly/1SwQLnT
  • Publicado no Site da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos:  http://bit.ly/1RzMhwn

Satisfação do Cliente. Publicado no site da UITP Latin America http://www.latinamerica.uitp.org/node/2872 no dia 03 de Agosto de 2015.

A Arte de Liderar Equipes. Revista SETNEWS, No 149 – Julho – Agosto de 2014, pg. 28 e 29 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Inovação e Seus Principais Conceitos. Revista SETNEWS, No 148 – Maio – Junho de 2014, pg. 40 e 41 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Satisfação do Cliente. Revista SETNEWS, No 147 – Março – Abril de 2014, pg. 28 a 29 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

A Implantação do Cartão BOM nas Redes Sociais. Revista SETNEWS, No 145 – Novembro – Dezembro/2013, pg. 16 a 18 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

A Saga do Rei Artur – Um símbolo de liderança por excelência. Revista SETNEWS, No 142 – maio junho/2013, pg. 34 e 35 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

A Era do Valores. Blog Mobilidade Humana – 2013
http://mobilidadehumana.wordpress.com/2013/03/12/a-era-dos-valores-por-roberto-sganzerla/

Mudanças de época ou época de mudanças. Revista SETNEWS, No 140 – janeiro – fevereiro/2013, pg. 18 e 19 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Liderança para o Serviço. Revista SETNEWS, no 138 – setembro – outubro/2012, pg. 34 e 35 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Web 2.0 – A era da participação e colaboração coletiva. Revista SETNEWS, no 134 – novembro – dezembro/2011, pg. 36 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Web 2.0 – A era da participação e colaboração coletiva. Blog INOVADORES ESPM – 2011 http://www.inovadoresespm.com.br/web-2-0-a-era-da-participacao-e-colaboracao-coletiva/

Mídias Sociais. Devemos entrar nesta onda?. Revista SETNEWS, no 132 – julho/2011, pg.30 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Mídias Sociais. Devemos entrar nesta onda?. Blog INOVADORES ESPM – 2011 http://www.inovadoresespm.com.br/midias-sociais-devemos-entrar-nesta-onda/

Reinventar para crescer. Cirque du Soleil, um dos maiores cases de reinvenção da atualidade. Revista SETNEWS, no 126 – março-abril/2010, pg.08 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

A importância do planejamento estratégico de marketing na divulgação da bilhetagem eletrônica. Case BOM – Região Metropolitana de São Paulo. Revista dos Transportes Públicos – ANTP, no 121- Marketing e Comunicação II, pg107 – São Paulo: 2009.Clique para ver o Artigo

Endomarketing. Foco no cliente interno para servir ao cliente externo. Revista SETNEWS, no 123 – setembro-outubro/2009, pg.11 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Inovar em tempos de crise. Revista SETNEWS, no 121 – maio-junho/2009, pg.18 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Como Criar um ambiente receptivo à inovação. Revista SETNEWS, no 120 – março-abril/2009, pg.05 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Como gerar uma idéia revolucionaria. Revista TECHINIBUS, Inovação / no 82 –dezembro-janeiro /2008, pg.44 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

O Segredo do sucesso. Revista TECHINIBUS, Inovação / no 78 –outubro/novembro /2008, pg.81 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Como ser valorizado pelo cliente. Revista TECHINIBUS, Inovação / no 80 –agosto-setembro /2008, pg.44 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

O que é inovação. Revista TECHINIBUS, Inovação / no 79 –junho-julho /2008, pg.62 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Inovar exige criatividade e iniciativa. Revista TECHINIBUS, Inovação / no 78 –maio-junho /2008, pg.32 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Inovando para EvoluirAnuário do ônibus 2008 / As melhores práticas no Transporte, pg.48 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

O SETPESP na Era do Marketing. Revista SETNEWS, no 102 – 2005, pg.32 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Resultados da Campanha de Recuperação da Imagem dos ônibus Metropolitanos de São Paulo. Revista SETNEWS, no 100 – 2004, pg.36 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Marketing é Fundamental. Revista SETNEWS, no 97 – 2003, pg.08 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo