PALESTRAS

Palestrante nos principais eventos de transporte no Brasil e América Latina e Europa:Clique para ver o Artigo

- Palestrante nos eventos mundiais de transporte promovidos pela UITP – União Internacional de Transportes Públicos em cidades Genebra – Suíça, Milão – Itália, Atenas – Grécia, etc. Clique para ver o Artigo

- Palestrantes nos eventos internacionais de transporte promovidos pela UITP – Latin America em cidades como Lima – Peru, Cidade do México – México, Santiago – Chile Clique para ver o Artigo, Puntacana – Republica Dominicana, Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo  Córdoba – Argentina, San Juan – Argentina, etc…

- Palestrantes nos eventos da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

- Palestrante da Busworld América Latina, Medellín – Colombia. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

- Palestrante nos eventos promovidos pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos.

-  Palestrante e Management dos Encontros Nacionais dos Transportadores de Fretamento e Turismo – ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento. Clique para ver o Artigo

 

Mais de 100 palestras realizadas:

Palestra The impact of digital transformation in collectif passenger transport (o Impacto da transformação Digital no Transporte Coletivo de Passageiros) durante a Busworld Edição América Latina, em Medelín / Colômbia, durante os dia 5 a 7 de dezembro de 2017. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestra Movilidad en la Era Colaborativa realizada durante a 15ª Assembleia Latino-americana da UITP em Rosário, durante os dias 4 a 6 de outubro de 2017. Durante o Evento a UITP distribuiu o paper Tranformación Digital – Los impactos en el cliente de la mobilidad urbana, com textos de nossa autoria. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestra sobre Mobilidade Urbana e Tendência Mundial – UITP Latim América, Auditório da SEESP – Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo – 13 de junho de 2017, São Paulo – SP Clique para ver o Artigo

Palestra Nunca Houve um Tempo tão Propício para a Promoção do Transporte Coletivo como Agora, apresentada durante o 1º Fórum Paranaense de Turismo Rodoviário, promovido pela Fecomércio do Estado do Paraná, no dia 30 de novembro de 2016, na cidade de Curitiba – PR.

Participação como “Management” do Evento BRASIL FRET 2016 e 17º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo, promovido pela ANTTUR e pela FRESP – Fretamento: Cenários e Soluções, que ocorreu no dia 24 de novembro de 2016, como parte do Evento da 17º ETRANSPORT e 11º  FETRANSRIO / FETRANSPOR no RioCentro – Rio de Janeiro.

Palestra Nunca ha Habido un Mejor Momento para Promover el Transporte Colectivo como Ahora, para os Empresários de transporte coletivo de Honduras, no Hotel Intercontinental, durante os dias 15 e 16 de novembro de 2016, na cidade de Tegucigalpa.

Participamos da 36ª Reunião da Comissão de Marketing e Desenvolvimento de Produtos da UITP (Marketing & Product Development Commission 36th Meeting) em Atenas na Grécia, no Royal Olympic Hotel, durante os dias 7 e 8 de novembro, contando com 26 representantes de 13 países da Europa e Ásia. Representando a AUTOPASS / CMT e também a UITP Latino América, apresentamos o tema Marketing em Transportes na América Latina. Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestra Movilidad Urbana y Medios Digitales: Acción Coordenada – case Tarjeta BOM de la Región Metropolitana de São Paulo, Brasil, apresentada durante o 2º encontro internacional de mobilidade urbana: Transurbano 2016, durante os dias 8 e 9 setembro de 2016, Centro Cultural Estación Mapocho – Santiago, Chile. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestra “Nunca houve um tempo tão favorável para a promoção do TRANSPORTE COLETIVO como agora”, apresentada durante o Seminário Nacional NTU 2016 – Transporte Público Como Direito Social, no dia 24 de Agosto de 2016 – Royal Tulip Hotel  – Brasília. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestra “O Cartão BOM nas Mídias Sociais” realizada durante o Programa de Melhores Práticas de Comunicação e Promoção do Transporte, promovido pela Divisão América Latina da UITP – União Internacional de Transporte Público, em parceria com a Comissão de Marketing da ANTP – Associação Nacional de Transporte Público, no dia 24 de junho de 2016, no Auditório da AUTOPASS – Av. Rebouças 1368, São Paulo – SP. Clique para ver o Artigo

Palestra “BOM – Tarjeta de Transporte da Región Metropolitana de São Paulo” realizada no painel de Experiências Internacionais, coordenado pela UITP – União Internacional de Transporte Público, durante o 8º Congresso Internacional de Transporte da AMTM – Associação Mexicana de Transporte e Mobilidade, que aconteceu no dia 21 de abril na cidade do México. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestra “Nunca há habido un mejor momento para promover el transporte colectivo como ahora” realizada no Workshop de Marketing e Comunicação da UITP, durante o 8º Congresso Internacional de Transporte da AMTM – Associação Mexicana de Transporte e Mobilidade, que aconteceu no dia 23 de abril na cidade do México. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Participação como “Management” do Evento BRASIL FRET 2015 e 16º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo, promovido pela ANTTUR e pela FRESP -FRETAMENTO. UNIDO PARA VENCER, que ocorreu durante os dias 20 a 22 de Outubro de 2015 no Hotel Tauá – Atibaia – São Paulo. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestra “Marketing como Instrumento para Satisfazer e Atrair Clientes – Aplicado ao Setor de Transporte Coletivo”, durante o Evento BRASIL FRET 2015 e 16º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo – FRETAMENTO. UNIDO PARA VENCER –  promovido pela ANTTUR e pela FRESP – Sala Comercial, no Hotel Tauá – Atibaia – SP, no dia 21 Outubro de 2015. Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestra “BOM+, dos funcionalidades en una tarjeta, Transporte y Prepago” apresentada durante o  Seminário da UITP Latin America – Modelos de Financiamiento del Transporte Público, em San Juan – Argentina, no dia 01 de outubro de 2015. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestra “Satisfação do Cliente – Aplicado ao Setor de Transporte de Passageiros” no encontro do Colégio de Comunicação e Marketing da NTU, realizado durante o Seminário Nacional NTU 2015 & Transpúblico, no Transamérica Expo Center / São Paulo – SP,  no dia 01 de setembro de 2015. Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Participação no Prêmio UITP – Reconhecimento América Latina, representando o CMT /AUTOPASS, apresentando o Projeto “Deployment BOM+ Card with two features: Transport and Prepaid” (Implantação do Cartão BOM+ com duas funcionalidades: transporte e pré-pago), vencedor na categoria Design Award, com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alkmin e do Secretario de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, no Centro Brasileiro Britânico (CBB), São Paulo- SP, no dia 18 de Agosto de 2015. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestra “Ações Mercadológicas para Diminuição e/ou Eliminação do pagamento em dinheiro dentro dos ônibus”, apresentada na Sessão Técnica 5 – Eliminação do pagamento da tarifa em dinheiro no interior dos ônibus, durante a 61ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, que ocorreu no Hotel JP – Ribeirão Preto –SP, no dia 31 de Julho de 2015. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Tutor da Oficina “Marketing no Transporte Coletivo” – realizada no dia 24/10/2015 às 14:00h, durante o 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Transito da ANTP / Centro de Convenções Mendes em Santos – SP, de 25 de Junho de 2015. Clique para ver o Artigo

Apresentador da Sessão Especial “Nova Visão Empresarial do Sistema de ônibus da Região Metropolitana de São Paulo.” – realizada no dia 24/10/2015 às 10:00h, durante o 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Transito da ANTP / Centro de Convenções Mendes em Santos – SP, de 24 de Junho de 2015. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Moderador da Sessão Especial “Fretamento e sua Inserção nos Planos de Mobilidade” – realizada no dia 24/10/2015 às 11:00h, durante o 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Transito da ANTP / Centro de Convenções Mendes em Santos – SP, de 24 de Junho de 2015. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestra “Boletins Jornalísticos na Rádio Jovem Pan: Combate à queima de ônibus destacando a importância do transporte por ônibus na Região Metropolitana de São Paulo.” – apresentada na Comunicação Técnica 5, no dia 23/10/2015 às 16:00h, durante o 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Transito da ANTP / Centro de Convenções Mendes em Santos – SP.  Clique para ver o Artigo

Chairman da sessão Brasil & México – PS 24 – Professionalization and modernization of public transport in Brazil and Mexico: Durante o 61º Congresso Mundial de Transportes da UITP em Milão – Itália, no dia 10 de junho 2015, as 14:00h ocorreu a Sessão Latino Americana, que neste ano teve como tema “Profissionalização e Modernização do Transporte Público na América Latina”, com foco em experiências advindas do Brasil, México e Argentina. Roberto Sganzerla, foi o Chairman da sessão, representando o CMT / AUTOPASS – São Paulo – Brasil. Na sua abertura apresentou números expressivos e relevantes dos 3 países comparativamente, bem como os números relacionados aos transportes, mostrando os desafios que estes países terão em relação ao crescimento e desenvolvimento do Transporte Coletivo em suas regiões. Na sequência Sganzerla apresentou os 4 palestrantes: 2 brasileiros, 1 Mexicano e 1 Argentino. Toda a sessão teve tradução simultânea para 3 idiomas: português, espanhol e inglês. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Representando CMT/AUTOPASS durante o 61º Congresso Mundial de Transportes da UITP – União Internacional de Transportes Publico, que aconteceu em Milão, Itália, durante a cerimônia de entrega do prêmio Recognition Latin America com o case Deployment BOM+ Card with two features: Transport and Prepaid  (Cartão BOM+ 02 funcionalidades em um cartão: transporte e pré-pago) na categoria Design Award, no dia 08/06/2015. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Management do IV Torneio GOLF TRANSPORTES INVITATIONAL. Evento exclusivo para Empresários do setor de Transportes, no Termas de São José Golf Club – Itu / SP, no dia 08 de Maio de 2015. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Marketing 3.0 e a Era do Valores” – palestra para cerca de 300 alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Rádio e Tv e Sistema de Internet, do Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus II – Engenheiro Coelho/Artur Nogueira, no dia 11 de Novembro de 2014.  O UNASP tem 30 anos de existência e faz parte do sistema Adventista de Educação que tem aproximadamente dois milhões de alunos nos cinco continentes. Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Apresentação do trabalho premiado na categoria Promoção – “Aceitação do Cartão BOM nas Estações do METRÔ da CPTM – São Paulo”, durante  o Seminário Nacional de Premiação da 6ª edição da Bienal ANTP de Marketing, que aconteceu no RioCentro – Rio de Janeiro, no dia 06 de novembro de 2014, evento realizado juntamente com o 16º Etransport e 10ª FetransRio. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Apresentação do trabalho premiado na categoria Produto – “Agora o Cartão BOM pode ser também um Cartão Pré-pago, chegou o BOM+ ”, durante  o Seminário Nacional de Premiação da 6ª edição da Bienal ANTP de Marketing, que aconteceu no RioCentro – Rio de Janeiro, no dia 06 de novembro de 2014, evento realizado juntamente com o 16º Etransport e 10ª FetransRio. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Participação no SECURITY WORKSHOP – 1 º Workshop de Segurança no Brasil da UITP – União Internacional de Transporte Público, fazendo a Palestra de abertura: Campanha do CMT para o combate a onda criminosa de queima e depredação de ônibus na Região Metropolitana de São Paulo / Na sede do CMT em São Paulo – Brasil, no dia 04 de novembro de 2014. Clique para ver o Artigo

Participação no Seminário Regional Itinerante da UITP Latin America – Transporte Público: Tecnología, Tipos, Implementación y Contrato. Sesión II: Imagen del Sistema de Transporte Público, falando sobre Case tarjeta BOM – El Sistema de Prepago que se utiliza en Sao Paulo y su Área Metropolitana. Na cidade de Córdoba – Argentina, de 10 a 11 de Setembro de 2014. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Participação no Encontro do Grupo de Comunicação da NTU, apresentando o case  Campanha do CMT para o combate a onda criminosa de queima e depredação de ônibus na Região Metropolitana de São Paulo –  Seminário Nacional NTU 2014 – Hotel Royal Tulip – Brasília, de 27 a 28 de Agosto de 2014. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Novo Marketing aplicado ao transporte público – Fórum de Mobilidade  Urbana da Região Metropolitana de Goiânia – que ocorreu no auditório da FIEG – Federação das Indústrias do Estado de Goiás / Goiânia – GO, no dia 26 de Agosto de 2014.Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Participação como “Management” do 13º Encontro Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento da ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo/BRASILFRET 2014 – FRETAMENTO. UMA GRANDE JOGADA, que ocorreu durante os dias 22 a 25 de Maio de 2014 no Praia do Forte Bahia. Hotel Iberostar. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Participação como “Management” do III Torneio GOLF TRANSPORTES INVITATIONAL. Evento exclusivo para Empresários do setor de Transportes, no Termas de São José Golf Club – Itu / SP, no dia 11 de Abril de 2014. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Marketing 3.0 & Sociedade em Rede – Palestra apresentada no PAINEL 4 – Comunicação Social, no dia 10/10/2013 às 11h, durante o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e VIII INTRANS – Exposição Internacional de Transporte e Trânsito / Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – DF, de 08 a 10 de outubro de 2013.Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Campanha de implantação do Cartão BOM na Metra – apresentação de Trabalho Técnico na Ilha Temática 2 – QUALIDADE, MARKETING E TECNOLOGIA, no dia 09/10/2013 às 16h30, durante o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e VIII INTRANS – Exposição Internacional de Transporte e Trânsito / Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – DF, de 08 a 10 de outubro de 2013.Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

A Era dos Valores – Palestra apresentada na Ilha Temática FRESP, no dia 08/10/2013 às 17h, durante o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e VIII INTRANS – Exposição Internacional de Transporte e Trânsito / Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – DF, de 08 a 10 de outubro de 2013.Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Impacto das Mídias Sociais à marca Cartão BOM – apresentação de Trabalho Técnico na Ilha Temática 2 – QUALIDADE, MARKETING E TECNOLOGIA, no dia 08/10/2013 às 14h30, durante o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e VIII INTRANS – Exposição Internacional de Transporte e Trânsito / Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – DF, de 08 a 10 de outubro de 2013. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Participação na 11ª Assembleia América Latina da UITP – Ciudades Ganan con el Transporte Público, falando sobre o tema “La Implantación de la Tarjeta BOM en las Redes Sociales”, na Cidade do México, entre os dias 26 a 27 de Setembro de 2013. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Marketing 3.0 & Inovação – palestra para empresários e executivos do setor de transportes de cargas e logística – Evento Inovação Empresarial 2013 – SINDICAMP / Campinas – SP, 11 de Julho de 2013.Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestrante no Programa SETPESP de Desenvolvimento e Capacitação em Transportes de Passageiros “Cultura de Atendimento ao Cliente – A importância do SAC como ferramenta de gestão”. Evento destinado aos Diretores, Gestores, Supervisores, Gerentes de RH e Profissionais da Área Marketing, das Empresas Associadas do SETPESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo/ Sede na Av. Paulista, 2073 – Horsa II – 13º andar – São Paulo/SP, no dia 20 de Junho de 2013. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Participação como “Management” do 12º Encontro Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento da ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo/BRASILFRET 2013 – FRETAMENTO. UM MODELO DE SUCESSO, que ocorreu durante os dias 13 a 16 de Junho de 2013 no Summerville Beach Resort – Porto de Galinhas – PE. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Participação como “Management” do II Torneio GOLF TRANSPORTES INVITATIONAL. Evento exclusivo para Empresários do setor de Transportes, no Termas de São José Golf Club – Itu / SP, no dia 07 de junho de 2013. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestrante do Digital Day da TAM à convite da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, que aconteceu no dia 30 de maio 2013 na sede da Escola, para falar sobre a “ A Era dos Valores”. Clique para ver o Artigo

Participação como Chair e moderador da Sessão Latina Americana no 60º Congresso Mundial de Transportes da UITP que aconteceu em Genebra na SUÍÇA entre os dias 26-30 de maio, no dia 28 houve a Sessão da Divisão da América Latina. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestrante do 60º Congresso Mundial de Transportes da UITP para abertura da Sessão Latina Americana falando sobre o tema “A Era dos Valores – Nunca houve um tempo tão propício para a promoção do transporte coletivo como agora”. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

La experiencia de la Región Metropolitana de São Paulo sobre la implementación de Sistemas Inteligentes de Recaudos. Case: la tarjeta BOM – palestra apresentada no I FORO Internacional sobre la problemática del transito y transporte público de Asunción y área metropolitana desafíos y metas. Auditorio do Banco Central del Paraguay – Asunción – Paraguay / 7 de Novembro de 2012.Clique para ver o Artigo

A Era dos Valores – Nunca houve um tempo tão propício para a promoção do fretamento como agora! – 13º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo – FRESP 2012, Casa Grande Hotel e Spa, Guarujá, SP, 02 de Novembro de 2012 Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Marketing 3.0 & Inovação / 30 de Outubro de 2012 – palestra para os alunos de Comunicação do Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus II – Engenheiro Coelho/Artur Nogueira, com 63 anos de existência, fazendo parte do sistema Adventista de Educação que tem aproximadamente dois milhões de alunos nos cinco continentes.Clique para ver o Artigo

Palestrante e Management do 11º Encontro Nacional da ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo – BRASIL FRET 2012 – “Mobilidade e Sustentabilidade no Fretamento” – durante a ETRANSPO / FETRANSRIO –– Riocentro – Rio de Janeiro, 3, 4 e 5 outubro 2012

Palestrante e Mediador do painel “A Mobilidade Urbana nas Mídias Sociais” no “Seminário Nacional NTU 2012 – A Nova Mobilidade Urbana” / Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada – Brasília/DF, 28 de Agosto de 2012Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Plano de Mobilidade no Transporte Coletivo de Cachoeiro e Realizações – I Seminário Municipal de Transporte Público de Cachoeiro de Itapemirim / ES – SESTE /SENAT – Cachoeiro de Itapemirim / ES, 24 de Maio de 2012 Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Marketing 3.0 & Inovação – palestra de abertura da Semana Especial de Administração para os 800 alunos de ADM do campus de Hortolândia que compõe o UNASP – Centro Universitário Adventista de São Paulo que tem 63 anos de existência, fazendo parte do sistema Adventista de Educação que tem aproximadamente dois milhões de alunos nos cinco continentes, Hortolândia – São Paulo/SP, 07 de Maio de 2012; Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

O Marketing na Era da Internet e das Mídias Sociais – Sessão Especial 1 do 2º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana promovido pela Associação Nacional de Transporte Público – ANTP / Centro de Convenções – Centro Universitário SENAC – Campus Santo Amaro – São Paulo/SP, 09 de maio de 2012 Clique para ver o Artigo

Management do I Torneio GOLF TRANSPORTES INVITATIONAL, Evento exclusivos para Empresários de ônibus, Termas de São José Golf Club – Itu / SP, 20 de maio de 2012. Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Marketing 3.0 – Nunca houve um tempo tão propício para a promoção do transporte coletivo como agora / Web. 2.0 – A Era da Participação e Colaboração Coletiva – Programa SETPESP de Desenvolvimento e Capacitação em Transportes de Passageiros/ / evento destinado aos Diretores, Gestores, Supervisores, Gerentes de RH e Profissionais da Área Marketing, das Empresas Associadas do SETPESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo/ Sede na Av. Paulista, 2073 – Horsa II – 13º andar – São Paulo/SP, 21 de Março de 2012 Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Aspectos Mercadológicos y de Marketing para la Construcción del Sistema de Transporte del Futuro – Taller Internacional sobre la Modernización del Transporte en la República Dominicana / PRESIDENCIA DE LA REPÚBLICA DOMINICANA – FONDET – OMSA/ Paradisus Palma Real Resort – Punta Cana, RD., 08 de Marzo de 2012 Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestra sobre “Cosmovisão e os Desafios de Viver em um Mundo Pós-Moderno” para os membros na Igreja Adventista do bairro Belém – São Paulo/SP no dia 26/11/2011

El bus del Futuro – 9° Asamblea América Latina Parámetros y Financiamiento de Sistemas de Transporte Público / Sesión 1 – Debate El Bus del Futuro, evento realizado pela Divisão América Latina da UITP – União Internacional de Transporte Público, na cidade de Santiago, Chile – 2011

Marketing: como construir de uma marca diferenciada para um sistema de transporte do futuro, Workshop Marketing BRT: Como atrair e cativar usuários / EMBARQ BRASIL, Othon Palace – Belo Horizonte/MG, 2011

Campanha de Marketing do Cartão BOM em comemoração a marca de 2 milhões de cartões na Região Metropolitana de São Paulo – 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP – Associação Nacional de Transportes Público – Sessão Técnica 5: Marketing / Centro de Convenções Sul América – Rio de Janeiro – 2011 Clique para ver o Artigo

Guatemala – A Reformulação do Transporte Público como agente de Transformação Social – 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP – Associação Nacional de Transportes Público / Sessão 4 Guatemala – Centro de Convenções Sul América – Rio de Janeiro – 2011 Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Coordenador da Sessão Técnica 5: Marketing – 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP – Associação Nacional de Transportes Público – Centro de Convenções Sul América – Rio de Janeiro – 2011 Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestrante e Management do 10º Encontro Nacional da ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo – BRASIL FRET 2011 – “Mobilizando e Conectando Pessoas” – Hotel Cerrano Resort Convenções & Spa – Gramado – Rio Grande do Sul – 2011

Comunicação Institucional com foco nas Pessoas e Mídias Sociais – Programa SETPESP de Desenvolvimento e Capacitação em Transportes de Passageiros/ evento destinado aos Diretores, Gestores, Supervisores, Gerentes de RH e Profissionais da Área Marketing, das Empresas Associadas do SETPESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo/ Sede na Av. Paulista, 2073 – Horsa II – 13º andar – São Paulo/SP, 2011

Palestrante e Management do 9º Encontro Nacional da ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo – BRASIL FRET 2010 – “O Fretamento na Era da Alta Performance” – Hotel InterContinental – Rio de Janeiro – RJ- 2010

Inovar para evoluir. Reinventar para Crescer – workshop realizado para cerca de 200 funcionários da AUTOPASS (Cartão BOM), Av. Rebouças, São Paulo, 2010

Na Era do Cliente – A Importância do Marketing e do Endomarketing – Programa SETPESP de Desenvolvimento e Capacitação em Transportes de Passageiros/ / evento destinado aos Diretores, Gestores, Supervisores, Gerentes de RH e Profissionais da Área Marketing, das Empresas Associadas do SETPESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo/ Sede na Av. Paulista, 2073 – Horsa II – 13º andar – São Paulo/SP, 2009

La Importancia del Plan Estratégico de Marketing para la Implementación del Sistema de Prepago – Experiencias de Brasil – V Congreso Internacional de Transportes Sustentable / CTS México – El Centro de Transporte Sustentable de México, A.C., Ciudad de México, D.F., 2009 Clique para ver o Artigo

Endomarketing: Sob a Ótica da Era do Cliente – Seminário Regional de Marketing da ANTP – Associação Nacional de Transportes Público – Recife/ PE, 2009 Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Inovar para evoluir. Reinventar para Crescer – workshop realizado para cerca de 100 congressistas da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes do Rio de Janeiro, 2009

A Bilhetagem Eletrônica a Serviço da Criação de Redes Integrantes de Transporte – 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP – Associação Nacional de Transportes Público / Sessão Temática “Comissão de Sistemas Inteligentes” – Curitiba/ PR – 2009 Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Presidio a Sessão Técnica “Marketing” – 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP Associação Nacional de Transportes Público – Curitiba/ PR – 2009

Construção da Imagem Positiva do Setor de Transporte por ônibus – 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP – Associação Nacional de Transportes Público / Sessão Técnica “Marketing – Curitiba/ PR – 2009 Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Minuto do ônibus – 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP – Associação Nacional de Transportes Público / Sessão Técnica “Marketing – Curitiba/ PR – 2009 Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestrante e Management do 8º Encontro Nacional da ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo – ANTTUR – “Visualizar para Superar” – Hotel InterContinental – Rio de Janeiro – RJ- 2009

A importância de um Plano Estratégico de Comunicação & Marketing para a conscientização da população da Grande Vitória quanto aos riscos do Transporte Clandestino – Seminário Marketing no combate ao transporte clandestino – promovido pelo Governo de Estado do Espirito Santo, Vitória/ ES, 2009

La importancia del plan estratégico en Marketing para la implementación del sistema de prepago – experiencia Brasil – workshop “Construyendo uma Red de Transporte Público en América Latina” / Sesión 3: Sistemas Inteligentes – recaudos, billetes electrónicos y monitoreo - evento realizado pela Divisão América Latina da UITP – União Internacional de Transporte Público, na cidade de Lima, Peru – 2008 Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestrante no Brasil CVB 2008 – 3º Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux, Palácio das Convenções Anhembi, São Paulo/ SP, 2008 Clique para ver o Artigo

Palestrante e Management do 7º Encontro da ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo – “Reinventando em Tempo de Crescimento”, Hotel InterContinental – Rio de Janeiro – RJ – 2008

Inovar para evoluir. Reinventar para Crescer – workshop realizado para cerca de 150 executivos de 11 cidades brasileiras do Grupo Constantino (Empresas de ônibus e Gol Linhas Aéreas) – Hotel em Itu – SP, 2008

Inovar para evoluir. Reinventar para Crescer – workshop realizado para cerca de 200 colaboradores da Circular Santa Luzia, Rede de Hotéis e Turismo no Pantanal, do Empresário Paulo Vicentim – São José do Rio Preto – SP, 2008

Inovar para evoluir. Reinventar para Crescer – Programa SETPESP de Desenvolvimento e Capacitação em Transportes de Passageiros/ evento destinado aos Diretores, Gestores, Supervisores, Gerentes de RH e Profissionais da Área Marketing, das Empresas Associadas do SETPESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo/ Sede na Av. Paulista, 2073 – Horsa II – 13º andar – São Paulo/SP, 2008

A Importância de um Plano Estratégico de Marketing para a Bilhetagem Eletrônica – case Região Metropolitana de São Paulo, Sessão Técnica 2—Gestão da Qualidade e Marketing III – 16º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito – V INTRANS Exposição Internacional de Transporte e Trânsito – ANTP – Associação Nacional de Transportes Público, Maceió – AL, 2007 Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Cartão BOM – Bilhete Ônibus Metropolitano – case da Região Metropolitana de São Paulo / Seminário Nacional da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – Feira Transpúblico – Transamérica Expo Center, São Paulo – 2007Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Palestrante e Management do 6º Encontro Nacional da ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo – “Inovando para Evoluir”, Hotel InterContinental – Rio de Janeiro – RJ – 2007

Palestra de lançamento do BOM – Bilhete Ônibus Metropolitano – evento realizado pelo CMT- Consórcio Metropolitano de São Paulo em parceria com a EMTU- Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Pulo e o Governo do Estado de São Paulo- Renaissance São Paulo Hotel – São Pulo, 2006

A Era do Cliente – Aplicando a Teoria na Prática para o Setor de Fretamento e Turismo – 5º Encontro Nacional dos Transportadores de Fretamento e Turismo, Hotel Intercontinental – Rio de Janeiro, 2006

A importância de um Plano Estratégico de Marketing para a implantação da Bilhetagem Eletrônica – case Região Metropolitana de São Paulo – Seminário de Marketing da ANTP – Associação Nacional de Transportes Público, no auditório do Museu Histórico Abílio Barreto, Belo Horizonte/MG, 2006

A Era do Cliente – Aplicando a Teoria na Prática para o Setor de Fretamento e Turismo – 7º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo do Estado de São Paulo / FRESP- Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, Hotel Blue Tree Park – Moji das Cruzes / SP, 2006 Clique para ver o Artigo

O Ônibus como Mídia – 15º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP – Associação Nacional de Transportes Público – Centro de Convenções de Goiânia – GO – 2005 Clique para ver o Artigo

Campanha de Marketing para o Fretamento: Transporte Profissional de Pessoas – 6º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo do Estado de São Paulo / FRESP- Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, The Royal Plaza Resort Hotel – Campinas / SP, 2005 Clique para ver o Artigo

Apresentação do Plano Estratégico de Comunicação & Marketing para o setor de fretamento e turismo para 2005 – Palestra apresentada as Empresas associadas a TRANSFRETUR e FRESP, São Paulo, 2005

A Importância da Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus como Modo de Transporte na RMSP e seus resultados – Palestra apresentada as Empresas associadas ao SINTROESTE, responsáveis pelo Transporte de Passageiros por Ônibus na Região Oeste de Santa Catarina – Chapecó –SC, 2004

A Importância da Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus como Modo de Transporte na RMSP e seus resultados – Palestra apresentada as Empresas associadas a TRANSFRETUR, responsáveis pelo transporte de passageiros por Ônibus fretado na Região Metropolitana de São Paulo – 2004

O Ônibus como Mídia – III Encontro do Colégio de Comunicação Social e Marketing da NTU / Seminário Nacional Construindo Redes de Transporte Público com Qualidade – NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – Brasília/ DF, 2004 Clique para ver o Artigo

Participou da mesa de abertura do 11º Etransport 2004 / 5º Fetransrio – 11º Congresso sobre Transporte de Passageiros, organizado pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) – Rio de Janeiro / RJ – 2004 Clique para ver o Artigo

A Importância da Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus como Modo de Transporte e seus resultados – Cia de Transportes Urbanos da Grande Vitória – CETURB – GV, Vitória/ES, 2004

A Era do Cliente – A importância de saber pensar como o cliente, palestra para cerca de 50 alunos do curso sequencial de Marketing – UNISA – Universidade Santo Amaro, 2004

Como se valer da publicidade para a construção da imagem do setor – II Seminário Internacional: Marketing do Transporte Urbano e Transito – ANTP – Associação Nacional de Transportes Público – / Rio Othon Palace Hotel Rio de Janeiro/RJ, 2004 Clique para ver o Artigo

A Era do Cliente – A importância de saber pensar como o cliente – palestra a presentada para cerca de 700 alunos, professores, reitoria e convidados durante a Semana Científico-Cultural da Faculdade de Administração – Centro Universitário Adventista de São Paulo – campus I, 2004

Passageiro como Cliente – Palestra apresentada para cerca de 350 funcionários e responsáveis pelo Transporte de Passageiros por Ônibus na Cidade do Guarujá – SP (Translitoral), 2004

Passageiro como Cliente – Palestra apresentada para creca de 100 funcionários e responsáveis pelo Transporte de Passageiros por Ônibus na Cidade de Bertioga – SP (Viação Bertioga), 2004

As Pesquisas como base para as campanhas publicitárias do SETPESP, MBA em Gestão de Transporte de Passageiros – SETPESP / UNISA, 2004

A Importância de uma Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus como Modo de Transporte – Marketing nas Empresas de ônibus Urbanos: Ultima Fronteira ou uma luz no fim do Túnel / SETUF – Sindicato das Empresas de Transporte Urbano da Grande Florianópolis – SC, 2004 Clique para ver o Artigo

A Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus, realizada na RMSP, e seus resultados – Seminário “Imagem do Transporte Urbano” – EMTU – Empresa Metropolitana de Transporte Urbano – São Paulo / SP, 2004

Passageiro como Cliente – Aula dada em Novembro, aos alunos do programa de MBA em Transporte de Passageiros – SETPESP/UNISA, 2003

Passageiro como Cliente – Palestra apresentada para cerca de 400 funcionários e responsáveis pelo Transporte de Passageiros por Ônibus na Cidade de Criciúma – SC, 2003

Campanha Publicitária – O caso da Região Metropolitana de São Paulo – II Encontro do Colégio de Comunicação Social e Marketing da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – Brasília, DF, 2003 Clique para ver o Artigo

Transporte, um mal necessário. Como mudar essa imagem? – III Seminário Técnico FETRONOR –Tendências e Estratégias para o Transporte Coletivo – João Pessoa / PB, 2003 Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Marketing nas empresas de ônibus urbanos: última fronteira ou uma luz ano fundo do túnel? – 14O Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, Mobilidade Urbana, Cidadania e inclusão social -ANTP Associação Nacional de Transportes Público – Vitória / ES, 2003Clique para ver o Artigo

Passageiro como Cliente – Palestra apresentada a cerca de 500 Supervisores das Empresas TRANSTUSA , GIDION e PASSEBUS, responsáveis pelo Transporte de Passageiros por Ônibus na Cidade de Joinville – SC – 2003

Campanha Publicitária – O Caso da Região Metropolitana de São Paulo – Colégio de Comunicação Social e Marketing / Seminário Nacional Transporte Público para Inclusão Social – NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos –Brasília/ DF – 2003 Clique para ver o Artigo

Promoção do Transporte Público – Seminário Construção da imagem do Transporte Público e Transito ANTP – Associação Nacional de Transportes Público / Sessão 1: Recuperação da Imagem e Reconquista do Mercado – Belo Horizonte/ MG – 2003 Clique para ver o Artigo

Plano Estratégico de Comunicação & Marketing e as competências do líder deste departamento – Palestra apresentada aos Diretores e Professores do Instituto Petropolitano Adventista de Ensino – IPAE, e aos administradores e departamentais de educação da Igreja Adventista para o Estado do Rio de Janeiro – Petrópolis/ RJ – 2003

Plano Estratégico de Comunicação & Marketing e as competências do líder deste departamento – Palestra apresentada ao Reitor, Pró-reitores, Administradores e Professores do UNASP, dos 3 Campi.- São Paulo/SP – 2003

“Comunicação” a primeira competência de um líder – Seminário de Comunicação da Associação Paulista Leste da Igreja Adventista do Sétimo dia – São Paulo/Brasil, 2002 e 2003

Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus como Modo de Transporte na Região Metropolitana de São Paulo- Seminário “Imagem do Transporte Urbano” – EMTU – Empresa Metropolitana de Transporte Urbano – São Paulo / SP – 2003 Clique para ver o Artigo

A Importância da Comunicação Verbal e não Verbal – Seminário de Comunicação da Igreja Adventista do Sétimo dia do Bairro do Tatuapé – São Paulo/SP.- 2003

Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus como Modo de Transporte na Região Metropolitana de São Paulo – 4O Seminário da Pesquisa ANTP- Associação Nacional de Transportes Públicos – São Paulo/ SP – 2003

A Importância das Campanhas Publicitárias no Combate ao Transporte Clandestino e na Recuperação da imagem institucional, Programa SETPESP de Desenvolvimento e Capacitação em Transportes de Passageiros/ evento destinado aos Diretores, Gestores, Supervisores, Gerentes de RH e Profissionais da Área Marketing, das Empresas Associadas do SETPESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo/ Sede na Av. Paulista, 2073 – Horsa II – 13º andar – São Paulo/SP, 2003 Clique para ver o Artigo

A importância de uma campanha de recuperação de imagem do ônibus como modo de transporte – Cia de Transportes Urbanos da Grande Vitória – CETURB-GV, 2003

A Importância de Campanhas Publicitárias Contra o Transporte Clandestino – Colégio de Comunicação Social e Marketing da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – Brasília/ DF- 2002

A Importância de Campanhas Publicitárias Contra o Transporte Clandestino – Congresso de Marketing – FETRANSPORT / RIONIBUS – Rio de Janeiro/ RJ – 2001