MARKETING SETPESP

Assessor de Marketing do SETPESP

Há mais de uma década atuando como Assessor de Comunicação & Marketing do SETPESP- Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo, exercendo as seguintes funções:

- representando a Entidade em todos os eventos do setor de transportes; Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

- escrevendo artigos para a Revista SETNEWS; Clique para ver o Artigo

- realizando palestras e workshops para as empresas associadas; Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

- realizando campanhas de marketing para o combate ao transporte clandestino; Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

- realizando campanhas de marketing para recuperação da imagem institucional do setor bem como o de promover os pontos positivos e as virtudes do transporte de passageiros por ônibus; Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

- palestrante, representante da Entidade, na maioria dos eventos de transporte no país, Clique para ver o Artigo como nos eventos da ANTP Clique para ver o Artigo e NTU Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo, e na América Latina como nos eventos da UITP Clique para ver o Artigo e EMBARQ;

- concedendo entrevistas para os diversos meios de comunicação televisivos, radiofônicos e jornalísticos Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo;

- participando das 10 últimas edições do Congresso Responsabilidade Civil e Direito Aplicado ao Transporte Terrestre de Passageiros. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

 

ENTREVISTAS PARA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Fomos entrevistados pela Rádio Jovem Pan, durante o programa Jornal da Manhã, representando o SETPESP, para falar sobre mobilidade urbana nas grandes cidades. (2007)

Representando a Entidade fui entrevistado algumas vezes pelo apresentador Sergio Azevedo para Programa de TV Marketing Mix, levado ao ar através do Canal Universitário (Net canal 11 e TVA canal 71), sobre as Campanhas de Imagem para a promoção da imagem positiva do ônibus, a respeito da campanha de marketing do BOM – Bilhete Ônibus Metropolitano – case de Bilhetagem Eletrônica da RMSP, etc.. (2006)

Fomos entrevistados pelo Sergio Azevedo para o Programa de TV NOTABILES, levado ao ar na CNT (Net canal 22, Sky canal 24 e RJ canal 9) para falar de marketing no setor de transportes (2004) Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

 

ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA SETNEWS

A Transformação Digital e os Impactos no Transporte Coletivo

  • Publicado na Revista SOU+ÔNIBUS da Federação da Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo. Edição e Maio/Junho de 2017. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo
  • Publicado no Site e Redes Sociais da UITP – União Internacional de Transportes Públicos – Latin América: Site Facebook Twitter

A Era da “Colaboração”, da “Inteligência Coletiva” e do “Propósito”. Por que o Waze, Uber, Wikipédia e Airbnb se tornaram tão populares! Revista SOU+ÔNIBUS da Federação da Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo. Julho/Agosto – 2016 – Edição 02 – ano 01. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Nunca houve um tempo tão favorável para a promoção do transporte coletivo como agora. Revista SOU+ÔNIBUS da Federação da Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo. Março/Abril – 2016 – Edição 01 – ano 01 Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

A Arte de Liderar Equipes. Revista SETNEWS, No 149 – Julho – Agosto de 2014, pg. 28 e 29 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Inovação e Seus Principais Conceitos. Revista SETNEWS, No 148 – Maio – Junho de 2014, pg. 40 e 41 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Satisfação do Cliente. Revista SETNEWS, No 147 – Março – Abril de 2014, pg. 28 a 29 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

A Saga do Rei Artur – Um símbolo de liderança por excelência. Revista SETNEWS, No 142 – maio – junho/2013, pg. 34 e 35 – São Paulo Clique para ver o Artigo Clique para ver o Artigo Clique para ver o Artigo

Mudanças de época ou época de mudanças. Revista SETNEWS, No 140 – janeiro – fevereiro/2013, pg. 18 e 19 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Liderança para o Serviço. Revista SETNEWS, no 138 – setembro – outubro/2012, pg.34 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Web 2.0 – A era da participação e colaboração coletiva. Revista SETNEWS, no 134 – novembro-dezembro/2011, pg.36 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Mídias Sociais. Devemos entrar nesta onda?. Revista SETNEWS, no 132 – julho/2011, pg.30 – São PauloClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Reinventar para crescer. Cirque du Soleil, um dos maiores cases de reinvenção da atualidade. Revista SETNEWS, no 126 – março-abril/2010, pg.08 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

A importância do planejamento estratégico de marketing na divulgação da bilhetagem eletrônica. Case BOM – Região Metropolitana de São Paulo. Revista dos Transportes Públicos – ANTP, no 121- Marketing e Comunicação II, pg107 – São Paulo: 2009. Clique para ver o Artigo

Endomarketing. Foco no cliente interno para servir ao cliente externo. Revista SETNEWS, no 123 – setembro-outubro/2009, pg.11 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Inovar em tempos de crise. Revista SETNEWS, no 121 – maio-junho/2009, pg.18 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Como Criar um ambiente receptivo à inovação. Revista SETNEWS, no 120 – março-abril/2009, pg.05 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

O SETPESP na Era do Marketing. Revista SETNEWS, no 102 – 2005, pg.32 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Resultados da Campanha de Recuperação da Imagem dos ônibus Metropolitanos de São Paulo. Revista SETNEWS, no 100 – 2004, pg.36 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Marketing é Fundamental. Revista SETNEWS, no 97 – 2003, pg.08 – São Paulo Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

 

DETALHAMENTO DE ALGUNS DOS IMPORTANTES PROJETOS REALIZADOS:

1- MBA em Gestão de Transportes de Passageiros Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Em 2003 ajudamos a criar o primeiro “MBA em Gestão de Transporte de Passageiro” do Brasil em parceria com a UNISA – Universidade Santo Amaro Clique para ver o Artigo e o SETPESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo.

Neste programa de MBA lecionei duas aulas dentro da disciplina de Marketing, com os seguintes temas: “Passageiro como Cliente” e “SAC como Ferramenta da Gestão”.

 

MBA em “Gestão de Transporte de Passageiros” Clique para ver o Artigo

  • MBA – Master in Business Administration
  • Aperfeiçoamento
  • Extensão

 

Estruturação do MBA

  • Disciplinas de 12 ou 24 horas-aula
  • Conjuntos de Disciplinas formam Módulos de 120 horas-aula cada um:

- Gestão Empresarial
- Gestão de Transporte
- Gestão de Pessoas

 

Estrutura Pedagógica dos Cursos

  • Exercícios Individuais
  • Dinâmicas de Grupo
  • “Cases” empresariais
  • Encontros Executivos com Profissionais e Especialistas Renomados e de Notório Saber
  • Workshops
  • Possibilidade de publicação dos trabalhos produzidos durante o curso

 

O objetivo do MBA em “Gestão de Transporte de Passageiros” é produzi:

  • profissionais que “pensem” o transporte de passageiros do Brasil, da sua região, da sua cidade…
  • executivos com visão de futuro derivada do planejamento estratégico, aptos a tratar CIENTIFICAMENTE os problemas do dia-a-dia da sua empresa, utilizando os instrumentos adequados na geração das melhores soluções…

2 – Palestrante frequente do Programa SETPESP de Desenvolvimento e Capacitação em Transportes de Passageiros

Programa composto por inúmeros temas relevantes e de interesse das associadas, que ocorre durante todo o ano, é destinado aos Diretores, Gestores, Supervisores, Gerentes de RH e Profissionais da Área Marketing, das Empresas Associadas do SETPESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo.

Alguns dos temas apresentados por Roberto Sganzerla

- Cultura de Atendimento ao Cliente – A importância do SAC como ferramenta de gestão, 2013 Clique para ver o Artigo

- Marketing 3.0 – Nunca houve um tempo tão propício para a promoção do transporte coletivo como agora / Web. 2.0 – A Era da Participação e Colaboração Coletiva, 2012 Clique para ver o Artigo

- Comunicação Institucional com foco nas Pessoas e Mídias Sociais, 2011 Clique para ver o Artigo

- Na Era do Cliente – A Importância do Marketing e do Endomarketing , 2009 Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

- Inovar para evoluir. Reinventar para Crescer, 2008 Clique para ver o Artigo

- A Importância das Campanhas Publicitárias no Combate ao Transporte Clandestino e na Recuperação da imagem institucional, 2003 Clique para ver o Artigo

 

3- Campanhas publicitárias para conscientização sobre os malefícios e perigos do Transporte clandestino, com os seguintes resultados: Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Em 1999 o SETPESP fez sua primeira Campanha Contra o Transporte Clandestino, chamada de primeira fase.

As pesquisas de demanda da época apontavam perdas na RMSP, para o transporte clandestino, da ordem de 13% ao ano da quantidade de passageiros.

Em 1.999 a perda acumulada chegava a 30/40 % na maioria das empresas de ônibus da RMSP, em 1995.

O SETPESP neste ano de 1999 idealizou uma Campanha de Marketing contra o transporte clandestino que foi veiculada através dos seguintes meios de comunicação:

A) ÔNIBUS -1.200 ônibus com busdoor (adesivos no trazeirão do ônibus) e 6.000 ônibus com adesivos indoor (adesivos atrás do motorista e cobrador).

B) RÁDIO – 4 spots.

C) TV – 1 Comercial de TV tipo informe Publicitário e 3 Comerciais de TV tipo dramatização.

Esta campanha além de ajudar a estagnar a perda crescente e consecutiva de passageiros, conseguiu recuperar 4,8% em número de passageiros conforme demonstrado na figura a seguir

 

Panorama da situação dos transportes coletivos por ocasião da apresentação dos resultados desta pesquisa

Os dados e conclusões aqui reportados foram apresentados e discutidos em três ocasiões diferentes, com representantes da ANTP, entidades patrocinadoras, autoridades de nível federal, estadual e municipal, e imprensa. Nessas oportunidades, a ANTP abriu as sessões com alguns dados da própria associação e interpretações a respeito da conjuntura dos transportes públicos em S. Paulo. Tomamos a liberdade de incluir alguns desses dados básicos nesta introdução, por que acreditamos que eles serão úteis na compreensão do resultado da pesquisa.

 

O SETPESP – Região Metropolitana de São Paulo foi a primeira entidade a ter coragem de fazer uma campanha que expunha claramente os malefícios que o transporte clandestino causava e causa na sociedade organizada, aliás, como disse certa vez Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, “a coragem é corretamente considerada a primeira qualidade humana… porque é a qualidade que garante todas as demais”.

E os resultados auferidos (e foram muitos, destacando-se apenas a recuperação de passageiros) encorajaram o SETPESP a continuar neste caminho.

Em 2002 o SETPESP fez a sua segunda Campanha Contra o Transporte Clandestino, chamada de segunda fase.

A campanha teve o slogan “FUJA DO PERIGO. USE ÔNIBUS” e foi veiculada através da mídia ÔNIBUS, pois se constatou que a veiculação da campanha através de adesivos bus door e in door em ônibus era a de maior índice de lembrança (recall), entre todas as mídias utilizadas na campanha anterior. Os demais motivos para utilizar unicamente a mídia ÔNIBUS serão apresentados adiante.

A Pesquisa ANTP 2001 – Imagem dos Transportes na R. M. de São Paulo – 3a onda – LPM, foi utilizada para conceber as 6 peças de bus door veiculadas em 35% da frota, e as 10 peças para in door veiculadas em 100% da frota, sendo 2 adesivos por ônibus.

Palestras em Congressos e Seminários sobre as Campanhas publicitárias para conscientização sobre os malefícios e perigos do Transporte clandestino realizada na Região Metropolitana de São Paulo:

 

A Importância de Campanhas Publicitárias Contra o Transporte Clandestino – Colégio de Comunicação Social e Marketing da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – Brasília/ DF- 2002

A Importância de Campanhas Publicitárias Contra o Transporte Clandestino – Congresso de Marketing – FETRANSPORT / RIONIBUS – Rio de Janeiro/ RJ – 2001

 

4- Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus, destacando os pontos positivos do sistema: Clique para ver o Artigo

Em 2003 foi alterado o foco e criada a Campanha de Recuperação de Imagem do Modo Ônibus na Região Metropolitana de São Paulo, apoiada exaustivamente na

Pesquisa ANTP 2002 – Imagem dos Transportes na R. M. de São Paulo – 4a onda – LPM.

A Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus, em apenas 4 meses de veiculação através de adesivos indoor e busdoor, conseguiu reverter o índice de queda sistemática na imagem do modo dos últimos 3 anos.

Na Pesquisa de Imagem da ANTP – 2003, a pg. 10 apresenta a “satisfação geral do cliente” (os que acham excelente ou bom os serviços do modo):

2000 – 74%

2001 – 67%

2002 – 65%

2003 (após 4 meses de veiculação)– subimos para 68%

2004- (mantivemos) 69%

 

Destacamos alguns pontos mais, auferidos na Pesquisa de Imagem da ANTP – 2003, em que a referida Campanha ajudou na recuperação da imagem do ônibus:

- Para todos os modais legais o cliente disse na Pesquisa de Imagem de 2003 que o transporte ficou mais caro. Para com os ônibus da RMSP o índice não alterou (pg. 14) isto é, o cliente não acha que ficou mais caro os serviços, porque ele através das peças indoor e busdoor diariamente interage com os benefícios e as virtudes do sistema. Isto lhe proporciona uma sensação de que está pagando uma tarifa justa.

- Na avaliação de preço em relação ao que vale o serviço (ótimo e bom) a campanha também ajudou a recuperar este índice, na Pesquisa de Imagem de 2002 este índice era de 18% em 2003, após a campanha, subiu para 22%.

- Na Pesquisa de Imagem de 2002 observamos que o cliente pontuava como grave para ônibus da RMSP alguns itens como não tratar bem os idosos e deficientes. Estes pontos na Pesquisa de Imagem de 2003 já aparecem atenuados (não mais vermelho) fruto do trabalho da campanha.

 

Por que o uso do ônibus, através de adesivos indoor e busdor, como veículo de comunicação da campanha:

A mídia ônibus tem sido escolhia, pelos seguintes motivos:

1- Desde a campanha de 1999, as peças adesivadas nos ônibus tem apresentado o melhor índice de lembrança (recall) de todas as peças veiculas na mídia.

2- Dentro dos ônibus encontra-se 100% do Publico Alvo (PA puro), o que dificilmente acontecerá em qualquer outro canal de comunicação.

3- Como o canal de comunicação pertence ao próprio sistema, se torna uma mídia muito barata, pois não há custo de veiculação.

 

Cronograma das fases da Campanha de Imagem:

AÇÕES DE RECUPERAÇÃO DE IMAGEM DO ÔNIBUS

1- DESTACAR OS PONTOS POSITIVOS DO ÔNIBUS E DO SISTEMA

I Fase – Busdoor – As coisas boas da vida acontecem dentro do ônibus ( 2003)

Indoor – Vá e volte de ônibus. É legal.

II Fase – Busdoor – Vá e volte de ônibus. É legal. ( 2004)

Indoor – As coisas boas da vida acontecem dentro do ônibus

VALORIZAÇÃO DO CLIENTE E BUSCA DE PASSAGEIROS DE OUTROS MODOS

 

III Fase – Busdoor – Deixe seu carro/ moto em casa (2005)

Indoor – Eu vou de ônibus (serie profissões)

 

Realizou cerca de 20 palestras em Congressos e Seminários sobre a Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus realizada na Região Metropolitana de São Paulo: Clique para ver o Artigo

 

O Ônibus como Mídia – 15º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP – Associação Nacional de Transportes Público – Centro de Convenções de Goiânia – GO – 2005

A Importância da Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus como Modo de Transporte na RMSP e seus resultados – Palestra apresentada as Empresas associadas ao SINTROESTE, responsáveis pelo Transporte de Passageiros por Ônibus na Região Oeste de Santa Catarina – Chapecó –SC, 2004

A Importância da Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus como Modo de Transporte na RMSP e seus resultados – Palestra apresentada as Empresas associadas a TRANSFRETUR, responsáveis pelo transporte de passageiros por Ônibus fretado na Região Metropolitana de São Paulo – 2004

O Ônibus como Mídia – III Encontro do Colégio de Comunicação Social e Marketing da NTU / Seminário Nacional Construindo Redes de Transporte Público com Qualidade – NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – Brasília/ DF, 2004

A Importância da Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus como Modo de Transporte e seus resultados – Cia de Transportes Urbanos da Grande Vitória – CETURB – GV, Vitória/ES, 2004

Como se valer da publicidade para a construção da imagem do setor – II Seminário Internacional: Marketing do Transporte Urbano e Transito – ANTP – Associação Nacional de Transportes Público – / Rio Othon Palace Hotel Rio de Janeiro/RJ, 2004

As Pesquisas como base para as campanhas publicitárias do SETPESP, MBA em Gestão de Transporte de Passageiros – SETPESP / UNISA, 2004

A Importância de uma Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus como Modo de Transporte – Marketing nas Empresas de ônibus Urbanos: Ultima Fronteira ou uma luz no fim do Túnel / SETUF – Sindicato das Empresas de Transporte Urbano da Grande Florianópolis – SC, 2004

A Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus, realizada na RMSP, e seus resultados – Seminário “Imagem do Transporte Urbano” – EMTU – Empresa Metropolitana de Transporte Urbano – São Paulo / SP, 2004

Campanha Publicitária – O caso da Região Metropolitana de São Paulo – II Encontro do Colégio de Comunicação Social e Marketing da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – Brasília, DF, 2003

Transporte, um mal necessário. Como mudar essa imagem? – III Seminário Técnico FETRONOR –Tendências e Estratégias para o Transporte Coletivo – João Pessoa / PB, 2003

Marketing nas empresas de ônibus urbanos: última fronteira ou uma luz ano fundo do túnel? – 14O Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, Mobilidade Urbana, Cidadania e inclusão social -ANTP Associação Nacional de Transportes Público – Vitória / ES, 2003

Passageiro como Cliente – Palestra apresentada a cerca de 500 Supervisores das Empresas TRANSTUSA , GIDION e PASSEBUS, responsáveis pelo Transporte de Passageiros por Ônibus na Cidade de Joinville – SC – 2003

Campanha Publicitária – O Caso da Região Metropolitana de São Paulo – Colégio de Comunicação Social e Marketing / Seminário Nacional Transporte Público para Inclusão Social – NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos –Brasília/ DF – 2003

Promoção do Transporte Público – Seminário Construção da imagem do Transporte Público e Transito ANTP – Associação Nacional de Transportes Público / Sessão 1: Recuperação da Imagem e Reconquista do Mercado – Belo Horizonte/ MG – 2003

Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus como Modo de Transporte na Região Metropolitana de São Paulo- Seminário “Imagem do Transporte Urbano” – EMTU – Empresa Metropolitana de Transporte Urbano – São Paulo / SP – 2003

Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus como Modo de Transporte na Região Metropolitana de São Paulo – 4O Seminário da Pesquisa ANTP- Associação Nacional de Transportes Públicos – São Paulo/ SP – 2003

A Importância das Campanhas Publicitárias no Combate ao Transporte Clandestino e na Recuperação da imagem institucional, Programa SETPESP de Desenvolvimento e Capacitação em Transportes de Passageiros/ evento destinado aos Diretores, Gestores, Supervisores, Gerentes de RH e Profissionais da Área Marketing, das Empresas Associadas do SETPESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo/ Sede na Av. Paulista, 2073 – Horsa II – 13º andar – São Paulo/SP, 2003

A importância de uma campanha de recuperação de imagem do ônibus como modo de transporte – Cia de Transportes Urbanos da Grande Vitória – CETURB-GV, 2003

 

5- Ação Nacional TARIFA CIDADÃ: Clique para ver o Artigo

Fomos um dos idealizadores da campanha de marketing realizada para a Ação Nacional Tarifa Cidadã, realizada em 2005, idealizado pelo MDT com apoio da NTU.

O transporte público é tão essencial quanto a cesta básica. É um direito de todos, como a saúde e a educação. Hoje os tributos cobrados sobre os transportes pelos municípios, estados e governo federal ainda não levam em conta essa realidade. Para que sua tarifa tenha um tratamento tributário justo, como o dispensado à cesta básica, aos táxis, aos automóveis de pessoas com deficiência e à agroindústria, é necessário que os tributos tenham as seguintes reduções: TRIBUTOS QUANTO VOCÊ PAGA HOJE O QUE É JUSTO PAGAR QUANTO REDUZ FEDERAIS 18% 9% 9% ESTADUAIS 6% 0% 6% MUNICIPAIS 8% 5% 3% TOTAL 32% 14% 18% PRECISAMOS DE JUSTIÇA SOCIAL E TRIBUTÁRIA!