MARKETING CMT

Assessor de Marketing do CMT

Desde a fundação do CMT em 2004, atuamos como Assessor de Comunicação & Marketing do CMT – Consórcio Metropolitano de Transportes, que é formado por 45 empresas de ônibus que operam nos 39 municípios, da Região Metropolitana de São Paulo. Clique para ver o Artigo

- representando a Entidade em todos os eventos do setor de transportes Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

- escrevendo artigos para as Revistas do Setor; Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo
- realizando palestras e workshops para as empresas consorciadas; Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

- realizando campanhas de marketing para recuperação da imagem institucional do setor bem como o de promover os pontos positivos e as virtudes do transporte de passageiros por ônibus; Clique para ver o Artigo

- palestrante, representante da Entidade, na maioria dos eventos de transporte no país Clique para ver o Artigo, como nos eventos da ANTP Clique para ver o Artigo e NTU Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo, e na América Latina como nos eventos da UITP Clique para ver o Artigo e EMBARQ;

- concedendo entrevistas para os diversos meios de comunicação televisivos, radiofônicos e jornalísticos;Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

O Consórcio Metropolitano de Transportes foi fundado em 2004 e teve como primeiro objetivo assumir a administração e o gerenciamento do Vale-Transporte Metropolitano, atribuições antes executadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo – EMTU/SP, vinculada à Secretária de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

 

O CMT é formado por 45 empresas de ônibus que operam nos 39 municípios, da Região Metropolitana de São Paulo. Através de um cartão único, o cliente tem acesso a uma grande operação, que envolve 4600 ônibus intermunicipais em circulação diária na RMSP, o que representa o 3º maior sistema de transporte por ônibus do país, atrás apenas de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

O Vale-Transporte metropolitano é utilizado no acesso dos usuários às linhas intermunicipais da RMSP, onde residem cerca de 18 milhões de habitantes (aproximadamente 10,5% da população brasileira).

Mais de 510 milhões de passageiros são transportados anualmente nas 600 linhas e serviços autorizados. Esse contingente emprega diretamente 24 mil pessoas, das quais 18 mil atuam diariamente nas ruas em contato direto com o público. A folha de pagamento de funcionários atinge a cifra aproximada de R$ 350 milhões em salários e benefícios diretos e, adicionalmente, R$ 200 milhões de encargos sociais, totalizando R$ 550 milhões anuais com despesas de pessoal. Um total de R$ 40 milhões anuais é pago em impostos diretos sobre o faturamento (COFINS, PIS e IR).

Atualmente, os principais objetivos do CMT são a gestão e ampliação da bilhetagem eletrônica nos ônibus metropolitanos, com investimentos já realizados que ultrapassam a casa dos R$ 50 milhões. Clique para ver o Artigo

 

DETALHAMENTO DE ALGUNS DOS IMPORTANTES PROJETOS REALIZADOS:

1- Campanha de Recuperação de Imagem do Ônibus, destacando os pontos positivos do sistema:

Conforme demonstrou a Pesquisa de Imagem dos Transportes na RMSP – ANTP –2007, aimagem da positiva do Ônibus Metropolitano sofreu uma forte queda, conforme se vê no quadro abaixo:

Por isto criamos em 2008 a campanha de marketing do CMT, com o slogan “ÔNIBUS. TÔ DENTRO”, que objetiva relembrar ao nosso cliente usuário de ônibus Metropolitano, das virtudes e dos pontos positivos do serviço e do sistema.

Para tanto foram criadas 12 peças publicitárias, onde cada uma trata de um ponto positivo do setor, como se pode ver no exemplo baixo:

As empresas consorciadas receberam um adesivo por carro da frotaem formato A3, que foram fixadas no vidro ao lado do cobrador ou atrás do motorista.

Aspectos positivos destacados nas peças publicitárias:

Quanto ao Serviço:

  • dá para ler, estudar, descansar, conhecer pessoas etc. durante a viagem
  • respeito aos idosos, deficiente e gestantes
  • treinamento de funcionários
  • manutenção preventiva – segurança
  • profissionais habilitados e responsáveis
  • respeito as leis de trânsito

Quanto ao Sistema:

  • grande empregador
  • tecnologia: bilhetagem automática
  • fiscalizado
  • frota vistoriada – veículos regulados para não poluir o ar (preocupação com meio ambiente)
  • disponibilidade – muitas linhas e horários
  • atividade essencial – garante o direito de ir e vir do cidadão
  • a mais de um século transportando cerca de 80% da população brasileira

 

2- Minuto do Ônibus:

Composto por 30 boletins de um minuto cada, o projeto para o veículo RÁDIO, “Minuto do Ônibus”, foi realizado em parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, onde foi levando em ao ar em 2008, nas Rádios Bandeirantes FM/AM, Band News FM, Nativa FM e Sul América Trânsito FM, dois boletins diários dando os recados institucionais do setor tanto para os formadores de opinião como para os clientes usuários de ônibus da Região Metropolitana de São Paulo.

Com o slogan “Transporte coletivo. A solução para o trânsito na cidade”, os 30 boletins foram gravados com duas trilhas distintas:

1ª – trilha de fundo jornalística (RB-mp3) – para as rádios e horários que falam com formadores de opinião (Rádio Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito;

2ª – trilha de fundo melódica – (NATIVA-mp3) para a rádio popular que fala com os clientes usuários de ônibus (Rádio Nativa).

Todos os boletins foram assinados pelo CMT – Consórcio Metropolitano de Transportes. A gravação foi feita nos estúdios da BAND com voz de Sergio Azevedo, e veiculado:

Formato dos Boletins:

- 01 Abertura de10”

- 01 Noticioso de60”

- 01 Encerramento de10”

Emissoras:

– Rádio Bandeirantes AM/FM

– Rádio Nativa FM

– Rádio BandNews FM

 

TEMAS ABORDADOS

  • Trânsito – 6
  • Mobilidade urbana – 6
  • Meio ambiente – 3
  • Tarifa Cidadã – 5
  • Bilhetagem eletrônica – 3
  • Responsabilidade socioambiental – 1
  • Acessibilidade – 1
  • Aspectos positivos do serviço e do sistema de transporte público por ônibus – 3
  • Transporte clandestino geral – 1
  • Clandestino moto-taxi – 1

 

3- Entrevistas nos meios de comunicação

Fomos entrevistados pela Rádio Jovem Pan, durante o programa Jornal da Manhã, representando o CMT, para falar sobre mobilidade urbana nas grandes cidades. (2007)

Representando a Entidade fui entrevistado algumas vezes pelo apresentador Sergio Azevedo para Programa de TV Marketing Mix, levado ao ar através do Canal Universitário (Net canal 11 e TVA canal 71), sobre as Campanhas de Imagem para a promoção da imagem positiva do ônibus, a respeito da campanha de marketing do BOM – Bilhete Ônibus Metropolitano – case de Bilhetagem Eletrônica da RMSP, etc.. (2006)

Fomos entrevistados pelo Sergio Azevedo para o Programa de TV NOTABILES, levado ao ar na CNT (Net canal 22, Sky canal 24 e RJ canal 9) para falar de marketing no setor de transportes (2004) Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

Nos links abaixo estão os 3 blocos da entrevista que demos para o Álvaro Leopoldo no Programa Mundo da Publicidade, na Jovem Pan Online no dia 17/12/13:

Assessor de marketing fala do surgimento do Cartão BOM em SP

Cartão BOM propicia transporte para cerca de 5 milhões de passageiros por dia

Ônibus é grande canal de comunicação para o cartão BOM

 

4- Prêmio Internacional no Setor de Transporte

O CMT (Consórcio Metropolitano de Transportes) e a AUTOPASS, de São Paulo, receberam no dia 28 de maio de 2013 um dos mais importantes prêmios do setor de Transportes durante o 60º Congresso Mundial da UITP – União Internacional de Transporte Público, que aconteceu em Genebra, na Suíça. Clique para ver o Artigo

Entre os mais de 270 projetos enviados, de 50 países diferentes, o CMT/AUTOPASS foram premiados com o “Grow With Public Transport – Latin America Award 2013” (Crescer com o Transporte Público – Prêmio América Latina 2013), na categoria “Best Business Model Innovation”, com o projeto “Implementando o Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Transporte Coletivo – Cartão BOM, usado em São Paulo e em sua Região Metropolitana”.

Isso é mais um reconhecimento de um trabalho inovador provando que, assim como a Região Metropolitana de São Paulo, o CMT a Autopass e o Cartão BOM não param de crescer e estão cada vez melhores.

Anúncio de ¼ de pagina que foi veiculado no primeiro caderno de domingo dos jornais Estado de São Paulo e Folha, no dia 09/06/2013, falando sobre o prêmio. Clique para ver o Artigo

No link abaixo está entrevista que demos para a Rádio Jovem Pan durante o Jornal da Manhã, no dia 06/06/2013, sobre o Prêmio que recebemos durante o 60º Congresso Mundial de Transportes da UITP em Genebra.

 

CAMPANHA DO CMT PARA O COMBATE A ONDA CRIMINOSA DE QUEIMA E DEPREDAÇÃO DE ÔNIBUS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

Campanha: “Ônibus queimado não leva a lugar nenhum“

Com o grande aumento de casos de vandalismo e queima de ônibus em São Paulo, foi lançada em 2014 a Campanha ”Ônibus queimado não leva a lugar nenhum” pelas Entidades SPURBANUSS, CMT e FECOOTRANSP, que representam as Empresas de ônibus da Região Metropolitana de São Paulo.

Com o objetivo de conscientizar e reforçar a importância das denúncias através do Disque Denúncia (181) no caso de depredação e queima de ônibus, a campanha foi divulgada entre os dias 24 de abril e 30 de maio em mídias presentes na Região Metropolitana de São Paulo.

A Campanha contou com as peças publicitárias que se podem ver no Blog do CMT (Tumbler)  http://cmtsp.tumblr.com/

Comercial de TV

Spots de rádio

Mídia impressa

Relógios de rua

Bus Mídia TV

 

Campanha: Boletins na Rádio Jovem Pan

CMT – Consórcio Metropolitano de Transportes, em parceria com a Rádio Jovem Pan, elaborou o Projeto “Boletins sobre a Importância do Transporte Coletivo por Ônibus na Região Metropolitana de São Paulo”.

Nestes boletins patrocinados pelo CMT, o Repórter da Rádio Jovem Pan - Marcelo Mattos, fala sobre a onda criminosa de queima de ônibus na RMSP e os prejuízos causados as empresas e a população, quando um ônibus é queimado.

Foram veiculados em média 3 boletins diários distribuídos na programação jornalística da Rádio Jovem Pan AM / FM (Jornal da Manhã, Morning Show / Últimas Notícias, Jornal de Esportes, Jornal Jovem Pan, Jornal Hora da Verdade, Jornal da Noite), do dia 17 de Março a 15 de Maio de 2014.

Confira os boletins no Blog do CMT (Tumbler)  http://cmtsp.tumblr.com/