MARKETING CARTÃO BOM

Assessor de Marketing do CARTÃO BOM

Como Assessor de Comunicação e Marketing do Conselho Diretor da AUTOPASS, Roberto Sganzerla criou e dirige o departamento de marketing do cartão BOM desde o seu lançamento em 2006.

O BOM-Bilhete Metropolitano é utilizado nas linhas intermunicipais de ônibus, que operam nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Clique para ver o Artigo

Além disso, o BOM também atende aos clientes urbanos de 10 cidades da Região Metropolitana de São Paulo: Cotia, Taboão da Serra, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Mairiporã, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Carapicuíba e Arujá.

Com o Cartão BOM, o cliente tem acesso, através de um cartão único, a toda uma grande operação, que envolve cerca de 5.000 ônibus intermunicipais em circulação diária nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, transportando mais de 500 milhões de passageiros anualmente, nas mais de 600 linhas de ônibus.

Diariamente, são transportados cerca de 5 milhões de pessoas, sendo destes, 1,6 milhões apenas por ônibus, o que representa o 3º maior sistema de transporte do país, atrás apenas de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Além disso, o Cartão BOM já atingiu a marca de 3 milhões de clientes que, em pesquisas recentes, apontam um índice de satisfação superior a 90% no quesito qualidade de atendimento, comprovando o que todos já sabem: o BOM está cada vez melhor.

E não para por aí. Em um trabalho constante, novidades expressivas são sempre apresentadas aos seus clientes, sempre aliando inovação, tecnologia e o desejo de que a mobilidade dos seus clientes fique sempre em evolução.

 

EXPANSÃO DO BOM

Em 2011, o Cartão BOM torna-se ainda maior. Por meio de uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Transportes Metropolitanos, CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) e o Metrô, o Cartão BOM passou a ser aceito nos sistemas de Trem e Metrô da Região Metropolitana de São Paulo. Aceito primeiramente na Estação Palmeiras Barafunda, e posteriormente (durante 2012) em todas as outras 157 estações.

Além disso, o Cartão BOM também passou a ser aceito nos corredores Diadema-Jabaquara da Metra, uma das mais conhecidas e bem avaliadas empresas do transporte metropolitano, dando ainda mais mobilidade aos seus clientes.

Com isso, o Cartão BOM passa a fazer parte de um dos maiores e mais complexos sistema de transporte do mundo, que, se somados, ultrapassam a marca de 5 milhões de passageiros transportados por dia.

É mais uma prova da evolução do Cartão BOM, cada vez mais preparado para atender uma crescente demanda da população por um transporte mais ágil e integrado.

 

REDE DE ATENDIMENTO Clique para ver o Artigo

As novas lojas do Cartão BOM possuem um arrojado conceito de identidade visual, projetadas exclusivamente para atender os clientes com os mais variados serviços, como emissão de cartões e recarga de créditos.

Com funcionários capacitados e um ambiente moderno, as lojas do cartão BOM atendem seus clientes conforme os mais exigentes padrões de qualidade. Além disso, o Cartão BOM está presente em todas as mídias Sociais, garantido assim uma comunicação ainda mais direta com o seu público.

O Cartão BOM ainda disponibiliza ao seu cliente um amplo atendimento telefônico e via internet. Ao todo, 130 mil clientes atendidos nas lojas, 100 mil acessos no site além de mais de 170 mil ligações todos os meses contabilizam todo o contingente de pessoas que recebem assistência dos profissionais da PROMOBOM AUTOPASS.

As lojas do Cartão BOM podem ser encontradas nos municípios de São Paulo (Vila Mariana e Pinheiros), Osasco, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Taboão da Serra, Mogi das Cruzes e Arujá.

 

O CARTÃO BOM NAS MÍDIAS SOCIAIS

Hoje é praticamente impossível ignorar a importância e a presença marcante que tem as redes sociais não apenas na vida dos cidadãos comuns, mas também de empresas, escolas e outras instituições.

As mídias sociais fazem parte de uma revolução poderosa, influenciam decisões, perpetuam ou destroem marcas e elegem presidentes. Isto nos leva a concluir que não há como não contemplarmos as “mídias sociais” em nosso planejamento de comunicação.

Cremos também que não basta “estar” nas mídias sociais, mas “estar estrategicamente”, com responsabilidade e presença efetiva. Por isto o Cartão BOM sempre estará buscando proporcionar conteúdo relevante e interação social nas principais mídias sociais. Venha fazer parte do mundo BOM.

www.cartaobom.com.br

 

BOM NO METRÔ / CPTM / METRA Clique para ver o Artigo

Idealizamos uma grande campanha de marketing, em parceria com o Governo do Estado de SP, para a presença do cartão BOM no terminal de Metrô/CPTM Barafunda.

Também idealizamos uma campanha junto a Rádio Jovem Pan, com o patrocínio do cartão BOM  do Jornal da Manhã da Rádio Jovem Pan

Começamos o patrocínio do BOM no Jornal da Manhã/JP no dia 15/12/11, com o início do BOM na Estação Palmeiras Barafunda, e foi até o dia 15/02/12

Os spots foram gravado pelo âncora do Jornal da manhã Joseval Peixoto (ancora tb do Jornal do SBT).

2 deles falam do BOM nos Trilhos (Palmeiras Barafunda e Grajaú) e 1 deles fala do BOM na METRA.

 

BOM NA ESTAÇÃO DE METRÔ / CPTM PALMEIRAS BARRA FUNDA Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

 

 BOM NA METRA

Idealizamos uma grande campanha de marketing, em parceria com a EMTU para a presença do cartão BOM nos 9 Terminais, em todo o mobiliário urbano e toda a frota de ônibus  da METRA. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

 

BOM NOS TRILHOS / 2012

Além de cartazes e busdoor nos ônibus metropolitanos e nas Estações do Metrô da CPTM, divulgamos esta etapa da campanha “BOM nos Trilhos” na Rádio Jovem Pan, com o patrocínio do cartão BOM do Jornal da Manhã (Dezembro/ 12). Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

 

BOM NOS TRILHOS / 2013

Além de cartazes nos ônibus metropolitanos e nas Estações do Metrô da CPTM, divulgamos esta etapa da campanha “BOM nos Trilhos” na Rádio Jovem Pan, com o patrocínio do cartão BOM do Jornal da Manhã (Janeiro/13 e Fevereiro /13), do Futebol da Pan (Fevereiro/13) e da Copa das Confederações (Junho/13)

O cartão BOM já é aceito em mais de 100 estações do Metrô e da CPTM.

São cerca de 60 mil clientes utilizando o cartão BOM diariamente nas Estações, totalizando mais de 5 milhões de passageiros em 2013.

Graças a parceria com o Governo do Estado de São Paulo,  até o final de 2013, o cartão BOM será aceito em todas as Estações do Metrô e da CPTM. Clique para ver o Artigo

 

FEIRAS TRANSPUBLICO / NTU

Coordenador e responsável do stand do cartão BOM nas edições:

FETRANSPUBLICO de 2007 – Transamérica Expo Center – São Paulo. Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

FETRANSPUBLICO de 2009 – Transamérica Expo Center – São Paulo. Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

FETRANSPUBLICO de 2011 – Transamérica Expo Center – São Paulo. Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

FETRANSPUBLICO de 2013 – Transamérica Expo Center – São Paulo. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

FETRANSPUBLICO de 2015 – Transamérica Expo Center – São Paulo. Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

 

ENTREVISTAS PARA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Fomos entrevistados pela Rádio Jovem Pan, durante o programa Jornal da Manhã, representando o CMT, para falar sobre mobilidade urbana nas grandes cidades. (2007)

Representando a Entidade fui entrevistado algumas vezes pelo apresentador Sergio Azevedo para Programa de TV Marketing Mix, levado ao ar através do Canal Universitário (Net canal 11 e TVA canal 71), sobre as Campanhas de Imagem para a promoção da imagem positiva do ônibus, a respeito da campanha de marketing do BOM – Bilhete Ônibus Metropolitano – case de Bilhetagem Eletrônica da RMSP, etc.. (2006)

Fomos entrevistados pelo Sergio Azevedo para o Programa de TV NOTABILES, levado ao ar na CNT (Net canal 22, Sky canal 24 e RJ canal 9) para falar de marketing no setor de transportes (2004)

Nos links abaixo estão os 3 blocos da entrevista que demos para o Álvaro Leopoldo no Programa Mundo da Publicidade, na Jovem Pan Online no dia 17/12/13:

Assessor de marketing fala do surgimento do Cartão BOM em SP

Cartão BOM propicia transporte para cerca de 5 milhões de passageiros por dia

Ônibus é grande canal de comunicação para o cartão BOM

 

PRÊMIO INTERNACIONAL NO SETOR DE TRANSPORTE 

O CMT (Consórcio Metropolitano de Transportes) e a AUTOPASS, de São Paulo, receberam no dia 28 de maio de 2013 um dos mais importantes prêmios do setor de Transportes durante o 60º Congresso Mundial da UITP – União Internacional de Transporte Público, que aconteceu em Genebra, na Suíça. Clique para ver o Artigo

Entre os mais de 270 projetos enviados, de 50 países diferentes, o CMT/AUTOPASS foram premiados com o “Grow With Public Transport – Latin America Award 2013” (Crescer com o Transporte Público – Prêmio América Latina 2013), na categoria “Best Business Model Innovation”, com o projeto “Implementando o Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Transporte Coletivo – Cartão BOM, usado em São Paulo e em sua Região Metropolitana”.

Isso é mais um reconhecimento de um trabalho inovador provando que, assim como a Região Metropolitana de São Paulo, o CMT a Autopass e o Cartão BOM não param de crescer e estão cada vez melhores.

Anúncio de ¼ de pagina que foi veiculado no primeiro caderno de domingo dos jornais Estado de São Paulo e Folha, no dia 09/06/2013, falando sobre o prêmio. Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

No link abaixo está entrevista que demos para a Rádio Jovem Pan durante o Jornal da Manhã, no dia 06/06/2013, sobre o Prêmio que recebemos durante o 60º Congresso Mundial de Transportes da UITP em Genebra.

 

CARTÃO BOM FAZ AÇÃO DURANTE AS NARRAÇÕES DOS JOGOS DA COPA DO MUNDO Clique para ver o Artigo

Todas as vantagens e modernidades do cartão BOM foram massivamente divulgadas durante as transmissões dos jogos da Copa do Mundo no Brasil, pela Rádio Jovem Pan.

Durante os jogos do mundial os spots veiculados foram gravados por Wanderley Nogueira e Flavio Prado. Clique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

E durante o jornalismo da Rádio Joven Pan, os spots veiculados foram gravados por Joseval Peixoto. Clique para ver o Artigo

Foram divulgados nos spots as seguintes vantagens do cartão BOM:

- o cartão já é aceito em 149 estações de trens da CPTM e do Metrô, transportando diariamente mais de 2 milhões de pessoas e totaliza a marca de 5 milhões de cartões emitidos,

- os clientes do BOM Comum e Escolar contam com atendimento especial na hora da recarga podendo comprar seus créditos pela internet,

- ampla rede de vendas espalhadas por centenas de estabelecimentos comerciais em toda a Região Metropolitana de São Paulo sinalizado pela Rede Ponto Certo.

- Agora o seu Cartão BOM pode ser também um cartão PRÉ-PAGO. o BOM+ Com o BOM+ você viaja nos ônibus da Região Metropolitana de São Paulo, nos trens do Metrô e da CPTM, além de fazer compras em toda a rede Master Card  e pela Internet, sem burocracia ou aprovação de crédito, através de toda a segurança de um cartão Pré-pago.

 

CARTÃO BOM GANHA DOIS PRÊMIOS NA BIENAL ANTP DE MARKETING 2014 Clique para ver o Artigo

O Cartão BOM recebeu dois prêmios durante a 6ª edição da Bienal ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) de Marketing.

O evento, realizado juntamente com o 16º Etransport e 10ª FetransRio organizados pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio de Janeiro – FETRANSPOR, apresentou seis categorias com objetivo de reconhecer experiências de uso de marketing relacionado à mobilidade urbana apoiada no uso do transporte coletivo e gestão de trânsito.

O primeiro prêmio do cartão BOM foi na Categoria Promoção com o case “Aceitação do Cartão BOM nas Estações do Metrô e da CPTM – São Paulo”. Esse projeto resultou na melhoria da qualidade de vida dos clientes, ampliando sua mobilidade e acessibilidade na Região Metropolitana de São Paulo, comenta Roberto Sganzerla, Assessor de Comunicação e Marketing do cartão BOM que esteve no Rio e recebeu os prêmios.

Já na Categoria Produto, o BOM foi premiado com seu cartão híbrido: “Agora o Cartão BOM pode ser um também um cartão pré-pago, chegou o BOM+”. O serviço inovador integra transporte e meio de pagamento para o comércio e internet, sem burocracia ou aprovação de crédito, o BOM+ é uma ferramenta de inclusão socioeconômica e cultural que atende as pessoas que utilizam os ônibus intermunicipais de São Paulo, trens do Metrô e CPTM, declara Rubens Fernandes Gil Filho, Diretor Presidente da Autopass, empresa Gestora do cartão BOM, que também esteve na Premiação.

 

CARTÃO BOM TEM CONSULTA DE SALDO NAS REDES SOCIAIS Clique para ver o Artigo

Serviço inédito na América Latina otimiza tempo do usuário que conta também com entrega do cartão em domicílio e recarga fácil.

Com objetivo de facilitar a rotina dos usuários e clientes, o BOM acaba de lançar um aplicativo inédito na América Latina para consulta de saldo via Facebook. A nova ferramenta, gerenciada pela Autopass, empresa responsável pelas operações do bilhete, permite acesso seguro com a garantia de que nenhuma informação fica armazenada na rede social. “Recebemos cerca de 120 mil ligações por mês na nossa central de atendimento. O serviço chega para otimizar o processo de consulta entrando na rotina do usuário que acessa a rede social diariamente”, afirma Rubens Gil Filho, presidente executivo da Autopass.

“O BOM é o primeiro cartão de transporte com este tipo de serviço linkado nas mídias sociais. Temos uma fanpage com mais de 80 mil fãs. A ferramenta nos conecta ainda mais a esses clientes”, explica Roberto Sganzerla, assessor de comunicação e marketing da Autopass.

A consulta é permitida para a funcionalidade transporte dos cartões BOM e BOM+ nas categorias vale transporte, comum, escolar e municipal e empresarial.  Basta acessar www.facebook.com/cartaobom e clicar no ícone Consulta de Saldo. Neste primeiro momento o aplicativo está ativo apenas para computadores e notebooks.

 

CAMPANHA 4 EM 1

A campanha objetiva mostrar que o Cartão BOM tem 4 diferenciais competitivos: Clique para ver o Artigo

Além da consulta de saldo nas redes sociais, os novos clientes que quiserem adquirir a primeira via do cartão BOM Comum podem contar com uma nova facilidade: a entrega em domicílio. O serviço garante maior comodidade, já que não é preciso mais se dirigir até uma das lojas e o cliente paga apenas à taxa de entrega. Clique para ver o Artigo

O serviço de compra de créditos de transporte para os clientes dos cartões BOM e BOM+ nas modalidades Comum e Escolar pode ser feito pela internet, através do Recarga Fácil no site do Cartão BOM.

Outro destaque são os mais de 500 pontos de venda na Região Metropolitana de São Paulo, que atendem cerca de 75 mil clientes por mês.

Pelo segundo ano consecutivo a AUTOPASS é eleita a melhor Empresa na categoria OPERADOR DE SISTEMA DE BILHETAGEM.

Mais uma vez a PROMOBOM AUTOPASS S.A. recebeu o prêmio Maiores & Melhores do Transporte, como a melhor empresa na categoria OPERADOR DE SISTEMA DE BILHETAGEM. Clique para ver o Artigo

 

CAMPANHA INTEGRAÇÃO METROPOLITANA Clique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o ArtigoClique para ver o Artigo

 

AUTOPASS VENCE PRÊMIO UITP DE COMUNICAÇÃO DURANTE EVENTO MUNDIAL DE TRANSPORTE EM MONTREAL

 

AUTOPASS ganha o Prêmio UITP – International Association of Public Transport, durante o Globol Public Transport Summit, que ocorre na Cidade de Montreal no Canadá, durante os dias 15 a 17 de Maio de 2017.

AUTOPASS foi vencedora do Programa Melhores Práticas de Promoção e Comunicação de Mobilidade Urbana UITP América Latina, na categoria Comunicação.

O Prêmio contou ao todo com 46 projetos inscritos, de 14 cidades, de 5 países e após criterioso processo de julgamento, foram selecionados  5 finalistas: Metro de Santiago, Metrorrey, Metrô-SP, ViaQuatro, e a AUTOPASS venceu com a campanha feita para o Cartão BOM, “Mais de 6 milhões de cartões. E milhares de histórias”, em comemoração a marca de 6 milhões de cartões emitidos.

 

Jurandir Fernandes, Presidente da UITP Latin America e Eleonora Pazos – Head of the Latin America Division, entregam o Premio a Rubens Gil Filho – CEO da AUTOPASS e Roberto Sganzerla – Assessor de Comunicação e Marketing da AUTOPASS.

 

Sobre a Campanha: Mais de 6 milhões de cartões. E milhares de histórias.

Para comemorar a marca, a AUTOPASS, gestora do Cartão BOM, lançou uma campanha que celebra as milhares de histórias vividas pelos usuários e clientes do produto que se locomovem diariamente pela Região Metropolitana de São Paulo.

A campanha utilizou a estratégia de cross media, onde as mídias off-line direcionavam para os meios digitais, para os clientes contarem suas histórias de mobilidade vividas com o Cartão BOM.

 

O projeto teve como objetivo comemorar os 6 milhões de cartões emitidos, mostrando a importância de cada história para a construção do sucesso do Cartão BOM. O conceito da campanha foi calcado nos princípios do marketing 3.0, isto é, o foco não estava produto, mas sim em evidenciar as milhares de histórias de mobilidade vividas com o Cartão BOM na Região Metropolitana de São Paulo.  Para tanto foi usada mídia de massa na TV Globo e nas Rádios Bandeirantes AM/FM, mídia ônibus com cartazes A3 e Busdoor e mídias sociais.

Para saber mais sobre a campanha acesse Blog Cartão BOM – Campanha 6 Milhões

Ouça a entrevista concedida para a Rádio Jovem Pan: Entrevista Jovem Pan